MINHA CONTA

R$0,00

Tudo o que você precisa saber sobre energia solar

O que é: Energia solar, como o próprio nome já sugere, é a energia proveniente da luz emitida pelos raios de Sol que atingem o nosso planeta. Esta energia proveniente do Sol pode ser transformada em dois diferentes tipos de energia, energia térmica e a energia elétrica. A energia térmica é gerada através do uso de equipamentos chamados de aquecedores solares, os quais utilizam a energia solar para aquecer água. A segunda forma, e a qual vamos falar mais neste texto, é a energia elétrica. A energia elétrica é gerada através da incidência de luz solar sob módulos fotovoltaicos, aonde é gerada corrente elétrica, depois esta energia é processada nos inversores para tomar a forma adequada para uso nos equipamentos elétricos e eletrônicos que temos nas nossas casa, comércios e indústrias.

Renovável, abundante e sustentável: A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável, pois para continuar gerando energia, a mesma não depende de combustíveis fósseis, como o petróleo ou carvão, para manter o fluxo de geração. É considerada também uma fonte de energia limpa, pois não emite gases do efeito estufa. É importante também citar que o Sol é um recurso energético que temos em abundância e não precisamos desprender nenhum valor para adquirir. Portanto devemos priorizar o uso deste tipo de recurso e promovermos a massificação do uso de fontes renováveis como esta, haja visto que além de termos abundância da fonte primária que é o Sol, temos a possibilidade do uso desta fonte de energia que é altamente sustentável, não gerando resíduos e promovendo o desenvolvimento sem poluirmos nosso meio ambiente.

Como funciona: A energia solar, ou mais precisamente chamada de energia solar fotovoltaica, inicia o processo de geração de energia quando os raios solares incidem sobre os módulos fotovoltaicos. Nestes módulos é gerada uma corrente elétrica em função das características do material dos módulos, e a corrente gerada é do tipo contínua. A saída dos módulos então é conectada em um equipamento chamado de inversor de frequência. No inversor, a corrente contínua gerada nos módulos sofre um processamento de energia e é convertida em corrente alternada. Esta corrente alternada é compatível com a forma de energia proveniente da companhia de energia local e o mais importante, é compatível também com os nossos equipamentos elétricos e eletrônicos.

Como usar: A energia elétrica gerada pela fonte solar pode ser utilizada em todos os equipamentos elétricos que temos nas nossas casas, comércios e indústrias. Podemos utilizar para aquecer água nos chuveiros, geladeiras, máquinas de lavar e outros eletrodomésticos de uso geral como liquidificadores, lâmpadas, computadores, cafeteiras, ventiladores e aquecedores de ambiente. É uma fonte de energia renovável, sustentável e econômica.

Como obter a minha geração solar: Além dos componentes principais citados anteriormente, que são os módulos fotovoltaicos e o inversor de frequência. O gerador fotovoltaico, como é chamado o sistema completo, é composto de cabos, conectores, dispositivos de proteção e sistemas de monitoramento. Todos estes equipamentos devem necessariamente seguirem rigorosos processos de fabricação e serem certificados pelo INMETRO. Além disso, todo os passos de projeto, trâmites com a companhia de energia para liberação para instalação e posterior colocação em operação final dos equipamentos, devem ser realizados por empresas especializadas com profissionais capacitados e registrados no CREA do seu estado de residência.

E depois de instalado? Os equipamentos de geração solar fotovoltaico requerem pouca manutenção. Primeiro porque os equipamentos são de altíssima qualidade e a vida útil dos mesmos é garantida pelos fabricantes por 25 anos. Apesar que existem sistemas com mais de 30 anos na Europa que funcionam plenamente. Outro aspecto é que os equipamentos são estáticos e não sofrem com desgastes mecânicos. O número de componentes é pequeno e a probabilidade de defeitos é reduzida. Manutenções são necessárias na limpeza dos módulos que podem acumular poeira e sujeira. Verificações nos dispositivos de proteção em locais com alta incidência de raios e verificações de desgaste provocados pela intensa exposição ao Sol. Estas são as manutenções necessárias que podem facilmente serem agendadas com a empresa que instalou seu equipamento em períodos que variam de 6 meses a um ano.

Porque não gera energia a noite? A geração solar fotovoltaica é extremamente dependente da luz solar. Portanto, durante a noite não temos este recurso e consequentemente não temos como gerar corrente elétrica nos módulos. A luminosidade proveniente do reflexo do Sol na Lua não é suficiente para gerar energia. Para que os módulos fotovoltaicos gerem energia, o mesmo precisa que a luz solar incida sobre ele, mas esta incidência não necessariamente precisa ser direta. Pois os módulos fotovoltaicos são capazes de capturar a irradiação indireta que é refletida de outros objetos e também a irradiação difusa, proveniente de luz solar que atravessa as nuvens. Obviamente que a geração de energia elétrica nos dias nublados fica prejudicada, o rendimento é baixo, mas ainda assim é gerada alguma quantidade de energia mesmo em dias nublados e chuvosos.

E como eu posso reduzir o meu consumo de energia que uso a noite? Os sistemas de geração solar fotovoltaicos são dimensionados para gerar a energia suficiente para cobrir seu consumo durante o dia e durante a noite. Durante o dia você terá excesso de geração e parte da energia será consumida diretamente na sua casa e o excesso será disponibilizado para a companhia de energia local para utilizar em outras casas. Desta forma o medidor de energia da sua casa registrará este valor na forma de créditos, os quais no fechamento da fatura serão contabilizados para cobrir os consumos realizados durante a noite quando você não tiver geração.

Porque não gera energia quando a luz da companhia de energia cai? Os equipamentos que compõem o gerador fotovoltaico são equipamentos que são perigosos para manuseio de pessoas sem capacitação, pois geram corrente elétrica e quando mal utilizados podem causar acidentes. Desta forma, uma das medidas tomadas pelos órgãos regulamentadores e INMETRO é a necessidade de uma proteção no inversor de frequência que detecta quando a rede da companhia de energia não está presente, por conta da interrupção do fornecimento de energia elétrica, chamada de proteção anti-ilhamento. Desta forma, quando não temos energia da distribuidora, não temos também como gerar energia no nosso gerador fotovoltaico. Esta medida importante foi tomada de modo a garantir que as pessoas que forem realizar a manutenção na rede da distribuidora, não sejam surpreendidas com uma corrente elétrica proveniente do gerador fotovoltaico da sua residência e sofram um acidente.

Quanto vou economizar? A energia solar veio como uma alternativa aos constantes aumentos de energia das companhias locais de distribuição. Gerar a sua própria energia é uma possibilidade nova que surgiu a partir de 2012 com uma resolução da ANEEL. Desde então, é possível gerar sua própria energia e os créditos gerados são abatidos na fatura de energia. Apesar de podermos gerar toda a energia que consumimos. Ainda assim, como utilizamos a rede elétrica da distribuidora para injetar os excessos e utilizarmos da energia da distribuidora a noite e em dias nublados e chuvosos, é preciso pagar a taxa de disponibilidade, que é medida em função do tipo de instalação que possuímos. Mesmo assim, podemos atingir em alguns casos uma economia de até 95% do consumo.

É um bom investimento? Com certeza instalar um gerador solar fotovoltaico e gerar sua própria energia é um excelente investimento. Uma vez que os equipamentos possuem uma vida útil em torno de 25 anos e os custos com a energia elétrica sempre aumentam, a alternativa de possuir um gerador fotovoltaico é extremamente benéfica. O retorno do investimento em alguns estados brasileiros aonde a tarifa é altíssima, chega em alguns casos, em quatro ou cinco anos. Nos vinte anos seguintes da vida útil do equipamento a energia gerada tem custo zero. Na verdade, o retorno do investimento é altíssimo comparado com investimento em bancos.

Resumo:

  • Proveniente dos raios de Sol;
  • Abundante, renovável, limpa e sustentável;
  • Posso usar em qualquer equipamento elétrico;
  • Os equipamentos e serviços devem ser especializados;
  • A economia pode chegar a 95%;
  • O custo benefício é enorme.

Conhecimento e capacitação: A Market-EV é uma empresa formada por pessoas que estão há muitos anos nesse mercado e possuem uma carga de conhecimento altíssima e diferenciada das demais empresas especializadas. Venha conferir no nosso site, temos uma proposta totalmente focada na satisfação do cliente e parceiros. Entre em contato e marque uma conversa. Estaremos sempre disponíveis para entregarmos o nosso melhor para você.

NEWSLETTER

Fique por dentro das últimas novidades e oportunidades.
LEIA TAMBÉM
COMPARTILHE O POST