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Os tipos de conectores para a recarga de veículos elétricos

Atualmente não existe um padrão de conectores que possa ser reconhecido mundialmente. Basicamente os conectores são divididos em alguns grupos, temos os conectores mais utilizados na Europa, Japão, Estados Unidos, China e os do fabricante Tesla. Como não existe um consenso sobre qual conector é o padrão mundial, vamos neste post falar de alguns deles, assim você não será surpreendido quando tiver que escolher uma estação para efetuar a recarga do seu veículo elétrico. Os atuais aplicativos de verificação de localização e disponibilidade de estações de recarga já informam quais são os conectores disponíveis em determinada estação de recarga.

Conector Tipo 1 ou SAE J1772:

Projetado pela empresa japonesa Yazaki, conhecida mundialmente pela excelência em conectores e chicotes para a indústria automobilística. É o padrão para recargas em CA – corrente alternada no Japão e Estados Unidos. Limitado a uma potência equivalente a 20kW.

Conector Tipo 2 ou Mennekes:

É ainda um conector utilizado para recargas em CA – corrente alternada, mas com capacidade chegando a cerca de 40kW. É o padrão utilizado na Europa.

Conector CHAdeMO:

Este conector é utilizado para recargas em CC – corrente contínua. Sua capacidade de potência pode chegar até 400kW. É o padrão de recargas rápidas no Japão. Comercialmente falando, é o conector que possibilita a transferência de carga do veículo para rede nas modalidades V2G, V2H e V2V.

Conector CCS:

Também é um conector utilizado para recargas rápidas em CC – corrente contínua. A capacidade de potência pode atingir 500kW. O conector CCS Tipo 1 é muito utilizado nos Estados Unidos e o CCS Tipo 2 é mais utilizado na Europa. Recentemente foi lançada a norma que estabelece os requisitos para uso do CCS Tipo 2 em operações de V2G, V2H e V2V, mas nada ainda comercialmente no mercado.

Conector GB/T:

O conector GB/T tem duas versões, uma para recargas lentas em CA – corrente alternada e outra para recargas rápidas em CC – corrente contínua. Alcançam respectivamente 14kW e 185kW. É o padrão mais utilizado na China.

Conector Tesla:

Este conector é utilizado nos veículos da marca Tesla exclusivamente. Podem operar tanto em CA – corrente alternada para recargas lentas, quanto em CC – corrente contínua para as recargas rápidas. Nas recargas lentas alcança cerca de 20kW e nas recargas rápidas chega a cerca de 350kW.

Adaptadores:

Existem uma infinidade de adaptadores para estes conectores. Então, se você possui um veículo elétrico que muitas vezes é incompatível com os conectores das estações de recarga próximos a sua localidade, facilmente irá encontrar no mercado adaptadores para a sua necessidade.

E o padrão no Brasil?

No Brasil, segue uma tendência dos padrões europeus. As estações de recarga no Brasil possuem na sua grande maioria os conectores Tipo 2 para as recargas lentas e o conector CCS para as recargas rápidas. Mas muitos modelos de veículos elétricos chegam ao Brasil com conectores diferentes desta linha, o que pode ser facilmente resolvido com adaptadores.

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