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As demais funcionalidades dos Veículos Elétricos – V2G, V2H e V2V

Além de se apresentarem como um meio de locomoção inovador e sustentável, os veículos elétricos também apresentam funcionalidades relacionadas à rede de distribuição e à energia elétrica como um todo. Podendo ser classificados como recursos energéticos distribuídos, os VE’s possuem modalidades de operação das quais influenciam a carga demandada e atendida pela rede, sendo elas o V2G (Vehicle to Grid), o V2H (Vehicle to Home) e o V2V (Vehicle to Vehicle). 

V2G (Vehicle to Grid): Podendo ser traduzido diretamente como “veículo para a rede”, essa modalidade promove a inserção da energia contida nas baterias do veículo na rede elétrica. O V2G faz com que o veículo trabalhe como um backup de energia, fornecendo carga à rede de distribuição em momentos de pico de consumo e armazenando energia em momentos de menor demanda. Essa funcionalidade tem papel na suavização dos picos, no melhoramento da qualidade e na redução de perdas energéticas no sistema de distribuição. Infelizmente o V2G ainda é proibido no Brasil pela Resolução Normativa 1000/21 da ANEEL, que não permite a injeção de energia na rede pelo veículo e também proíbe sua participação em sistemas de compensação de energia elétrica. 

V2H (Vehicle to Home): Tendo sua tradução como “veículo para casa”, o V2H consiste basicamente no uso das baterias do veículo para a alimentação de uma unidade consumidora. Quando utilizada em conjunto com a rede, a modalidade possibilita que a unidade consumidora utilize a carga localizada nas baterias em momentos de maior demanda, quando o preço a ser pago pela energia se eleva. Quando aplicado em locais em que já existem sistemas de geração distribuída, o sistema  torna possível armazenar o excedente de energia gerado e utilizá-lo em momentos de intermitência da geração, tendo sua utilização muito comum em conjunto com sistemas de geração solar fotovoltaica residenciais. Um outro exemplo da utilização do V2H é em situações de queda de energia, onde a bateria do veículo pode fornecer energia à unidade consumidora integralmente ou parcialmente, trabalhando de forma isolada.  V2V (Vehicle to Vehicle): Traduzido para o portiguês “veículo para veículo”, essa modalidade possui um funcionamento menos complexo que as outras, possibilitando o carregamento entre veículos. O conceito consiste basicamente no compartilhamento de bateria entre veículos elétricos, o que pode ser útil em situações de emergência.

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